Capsulotomia com Yag Laser

Capsulotomia Posterior com YAG Laser

Após a Cirurgia de Catarata e implante da lente intraocular pode surgir um depósito de partículas atrás da lente com opacificação de uma estrutura chamada cápsula posterior. Essa alteração é também chamada de “sujeira atrás da lente de catarata”.

“Depois que operei a catarata a visão estava nítida, mas voltou a embaçar.”

O principal sintoma percebido pelo paciente é um novo embaçamento visual após a cirurgia de catarata e pode ser tratado com o auxílio do Yag Laser, dispensando a necessidade de nova cirurgia.

Para que serve a Capsulotomia com YAG Laser?

A Capsulotomia YAG Laser serve para tratar a opacificação da cápsula posterior do cristalino, que pode ocorrer após a cirurgia de catarata. A opacificação da cápsula posterior pode causar visão turva, halos e reflexos luminosos. A Capsulotomia YAG Laser pode ajudar a melhorar a visão removendo a opacificação da cápsula posterior.

Quando é indicada a Capsulotomia com YAG Laser?

A Capsulotomia YAG Laser é indicada para pacientes que apresentam opacificação da cápsula posterior do cristalino após a cirurgia de catarata. A opacificação da cápsula posterior pode ocorrer em até 50% dos pacientes submetidos à cirurgia de catarata.

Como a Capsulotomia YAG Laser funciona?

A Capsulotomia YAG Laser funciona usando um laser para fazer um pequeno orifício na cápsula posterior. O laser é um feixe de luz concentrado que é capaz de cortar ou vaporizar tecidos. O orifício na cápsula posterior permite que a luz passe através da lente intraocular e chegue à retina, melhorando a visão.

Como é feito a Capsulotomia YAG Laser?

O laser é feito a nível ambulatorial, ou seja, no próprio consultório, não sendo necessário sedação. É utilizado colírio anestésico e não causa dor. O laser é realizado com dilatação das pupilas, por isso é recomendado ir acompanhado e não estar dirigindo. O paciente não precisa se afastar de suas atividades habituais.

Contraindicações da Capsulotomia YAG Laser

A Capsulotomia YAG Laser é contraindicada para pacientes com:

• Infecção ocular ativa;
  • Catarata não operada;
  • Glaucoma descompensado.

Quando ocorre a melhora?

Em casos onde a opacidade da cápsula posterior é muito intensa, a melhora pode ser percebida imediatamente após a aplicação do laser. Essa área opacificada funciona como uma barreira a passagem da luz até a retina, podendo causar turvação visual leve a intensa, de acordo com o grau da opacidade.

Quais os riscos da Capsulotomia YAG Laser?

A complicação mais comum da Capsulotomia é o aumento da pressão intraocular transitória, que pode ser tratada com colírios hipotensores.

Outras alterações menos frequentes são:

• Rotura retiniana e descolamento de retina;
  • Edema de mácula;
  • Deslocamento da Lente intraocular.

De forma geral, o Yag Laser ou Capsulotomia é um laser seguro, indolor e muito efetivo no tratamento desse grupo de pacientes.

Duração da Capsulotomia YAG Laser

A Capsulotomia YAG Laser é um procedimento rápido, que geralmente dura alguns minutos.

Procedimentos alternativos à Capsulotomia YAG Laser

Em alguns casos, a Capsulotomia YAG Laser pode ser combinada com outros procedimentos, como a Vitrectomia.

Eficácia da Capsulotomia YAG Laser

A Capsulotomia YAG Laser é um procedimento eficaz para tratar a opacificação da cápsula posterior. A maioria dos pacientes apresenta melhora da visão após o procedimento.

Sintomas da Capsulotomia YAG Laser

Os sintomas da Capsulotomia YAG Laser são geralmente leves e desaparecem em alguns dias.

Os possíveis sintomas incluem:

• Vermelhidão;
  • Moscas volantes;
  • Sensibilidade à luz.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Quais Fatores podem aumentar o risco de opacificação?

Os fatores que podem aumentar o risco de opacificação incluem:

• Idade: O risco de opacificação da cápsula posterior aumenta com a idade.
  • Tipo de lente intraocular: Algumas lentes intraoculares são mais propensas à opacificação da cápsula posterior do que outras.
  • Cirurgia de catarata: O risco de opacificação da cápsula posterior aumenta com a complexidade da cirurgia de catarata.
  • Lesões oculares: Lesões oculares podem aumentar o risco de opacificação da cápsula posterior.

Recomendações após a Capsulotomia YAG Laser

Após a Capsulotomia YAG Laser, os pacientes devem retornar ao oftalmologista para uma consulta de acompanhamento. O médico irá avaliar a visão do paciente e discutir quaisquer preocupações.