A Retinopatia Diabética é uma doença que acomete os vasos retinianos, podendo causar prejuízos para a visão. Os pacientes de maior risco são aqueles diabéticos com controle irregular e maior tempo de doença.
Altos níveis de glicose, podem lesar a parede dos vasos do corpo, acometendo não só os olhos, como também, o coração, os rins e o cérebro.
A Retinopatia Diabética pode ser classificada em Não Proliferativa e Proliferativa.
A forma não proliferativa se inicia com o aparecimento de microaneurismas, microhemorragias e exsudatos duros. Nesse estágio, o paciente só saberá que já possui a doença pelo exame oftalmológico. O controle do diabetes pode regredir a retinopatia nesse momento.
A forma proliferativa cursa com o aparecimento de neovasos, vasos mal formados, que levam a sangramentos e descolamento da retina em fases mais avançadas. Nesse estágio, o paciente é acometido com baixa de visão.
Outra manifestação da Retinopatia Diabética é o edema macular, ou seja, ocorre acúmulo de líquido intraretiniano em decorrência da lesão vascular pelo diabetes. O paciente tem sua visão comprometida, principalmente a visão central.
O principal tratamento da Retinopatia Diabética é o controle da glicemia. Quando o paciente atinge a forma proliferativa da doença, está indicado o tratamento com laser, panfotocoagulação, a fim de regredir os neovasos e estabilizar a doença. O uso de aplicações de anti-VEGF nesses pacientes também é indicado.
Para os casos de edema macular diabético, o tratamento mais utilizado é o uso de aplicações intravitreas de anti-VEGF, medicações que impedem a formação de neovasos e melhoram o edema macular. Esses pacientes apresentam significativa melhora na visão quando iniciam o tratamento com as injeções.
O Diabetes é uma grande causa de baixa de visão na população. O controle adequado e o acompanhamento regular com oftalmologista é importante para a detecção da doença ocular e seu tratamento precoce.
Dra Nathália Corbelli Roberti- CRM 165234
Especialista em Retina e Vítreo
Tel: (11) 94628 2250
Av. Paulista 91, conjunto 104/105. Bela Vista, São Paulo.