A conhecida “carninha” no canto dos olhos é chamada de pterígio. Pode acometer adultos e idosos, sendo mais comum em pessoas que se expuseram muito ao sol durante a vida. Ocorre principalmente na conjuntiva nasal, na parte branca do olho próxima ao nariz, em direção a córnea. Ainda é confundida com catarata, mas são doenças completamente diferentes.
Pode ser classificada de grau I a III, variando com o seu tamanho, ou seja, com a extensão de acometimento da córnea. No grau III, o pterígio chega a cobrir o centro da córnea, prejudicando a visão.
Os principais sinais e sintomas são vermelhidão no canto dos olhos, ardência, sensação de corpo estranho e lacrimejamento. Na presença de inflamação do pterígio, os sintomas podem aumentar, tornando-se mais desconfortáveis. Outra queixa comum dos pacientes é em relação a estética.
A principal prevenção é evitar a exposição excessiva ao sol e usar óculos de sol com proteção UV. O uso de colírios lubrificantes ajudam a aliviar os sintomas, sendo importante para esses pacientes.
O tratamento mais efetivo é a remoção do pterígio através de cirurgia. Suas principais indicações são em pacientes mais velhos com acometimento do eixo visual e baixa de visão associada. Aqueles que sofrem de sintomas intensos, apesar do tratamento clínico, também podem ser submetidos a cirurgia.
Em alguns casos, o pterígio pode se apresentar de forma atípica, sendo mandatório a remoção cirúrgica para se descartar a presença de outras lesões tumorais, como carcinoma espinocelular e melanoma. Em todas as cirurgias, o material deve ser mandado para o anatomopatológico, a fim de se excluir a presença de tumores e outras lesões associadas.
Existem diferentes técnicas cirúrgicas, atualmente a mais utilizada é a exérese do pterígio com transplante conjuntival. Quanto mais jovem o paciente, maiores os riscos da doença retornar mesmo após a cirurgia. Por isso, é importante uma avaliação oftalmológica adequada antes da escolha do tratamento e da indicação de cirurgia.
Dra Nathália Corbelli Roberti- CRM 165234
Especialista em Retina e Vítreo
Tel: (11) 94628 2250
Av. Paulista 91, conjunto 104/105. Bela Vista, São Paulo.