É comum as pessoas se confundirem em relação a qual alteração visual apresentam e porque usam óculos. “Não enxergo de perto! Preciso esticar o braço..”, “Não enxergo bem de longe, acho que sou míope”.
Vamos explicar quais os defeitos de refração existem e porque ocorrem. O não uso dos óculos ou usar os óculos desatualizados podem gerar sintomas como dores de cabeça e nos olhos e baixa de visão.
- Miopia: ocorre quando a imagem se forma na frente da retina e o paciente precisa usar óculos com lentes negativas para correção. É um distúrbio de visão para longe, a leitura a distância perde a nitidez e a definição.
- Hipermetropia: a imagem se forma atrás da retina e o paciente precisa usar lentes positivas para correção. Também é um distúrbio de visão para longe, mas muitas vezes compensado com o próprio esforço ocular. Com o passar da idade, o paciente aumenta a necessidade de usar os óculos pela perda da acomodação ocular.
- Astigmatismo: a imagem se forma em diferentes pontos, causando dificuldade de visão para longe e perto com baixa qualidade visual. Geralmente a causa é uma irregularidade na córnea.
- Presbiopia: defeito de acomodação do cristalino, comum em pessoas acima de 40 anos, também chamada de vista cansada. O paciente precisa usar óculos para enxergar de perto. No início afastar os objetos compensa a dificuldade, mas com o passar da idade o uso dos óculos se faz necessário. É normal que o grau aumente até os 60 anos, quando tende a se estabilizar.
Ter seu exame oftalmológico atualizado é importante para manter uma boa visão e evitar o aparecimento de outras doenças. O exame anual é suficiente para detectar alterações nos óculos e a necessidade de mudança dos mesmos. Caso surjam sintomas antes desse período, a sua consulta deve ser antecipada.
Dra Nathália Corbelli Roberti- CRM 165234
Especialista em Retina e Vítreo
Tel: (11) 94628 2250
Av. Paulista 91, conjunto 104/105. Bela Vista, São Paulo.