O Descolamento de retina é uma doença grave com riscos de perda visual. Existem basicamente 4 tipos: regmatogênico, tracional, seroso e misto. Hoje vamos explicar sobre o descolamento de retina regmatogênico, que ocorre principalmente em pacientes míopes. Basicamente, nesses pacientes o vítreo possui áreas de maior aderência e quando inicia o seu processo de desprendimento pode rasgar a retina, gerando as roturas retinianas. As roturas retinianas podem ser de vários tipos e em diferentes locais, as mais propensas a desencadear o descolamento de retina são as roturas em ferradura. O vítreo liquefeito pode infiltrar pela rotura e iniciar o processo de descolamento da retina.
O que fazer para prevenir o descolamento de retina?
A melhor maneira é ser avaliado por um oftalmologista especialista em retina e vítreo no momento do descolamento do vítreo. Os principais sintomas do descolamento do vítreo são o aparecimento de moscas volantes e flashes de luz. Nesse momento, o mapeamento de retina deve ser realizado, a fim de se detectar precocemente a presença de roturas retinianas. Quando isso ocorre, o tratamento é a realização de laser ao redor das roturas como medida preventiva ao descolamento.
Como saber se eu tenho descolamento de retina?
Na presença do descolamento de retina, os principais sintomas são percepção de mancha escura fixa que se inicia na periferia da visão e avança para o centro, baixa de visão central, presença de manchas escuras flutuantes centrais.
O descolamento de retina é uma doença grave e precisa ser tratado com urgência. O ideal é iniciar o tratamento antes do descolamento atingir a mácula, a parte central da visão.
Qual o tratamento do descolamento de retina?
O principal tratamento é a cirurgia denominada vitrectomia. Através dela a retina é reposicionada ao local correto, realizado laser nas roturas e implantado um substituto vítreo no interior do olho, podendo ser gás ou óleo de silicone. Em alguns casos, é necessário o implante de uma faixa ao redor do olho para manter a retina colada, denominado de retinopexia com introflexão escleral. A recuperação da visão varia de um a 3 meses e os resultados dependem muito da urgência em que o tratamento foi realizado.
Ficou com alguma dúvida? Conhece alguém com esse problema? Fale com a gente!
Dra Nathália Corbelli Roberti- CRM 165234
Especialista em Retina e Vítreo
Tel: (11) 94628 2250
Av. Paulista 91, conjunto 104/105. Bela Vista, São Paulo.