Lentes de contato: mitos e verdades

Lentes de contato: mitos e verdades

O uso de lentes de contato tem se tornado cada vez mais comum, no entanto algumas informações sobre o cuidado correto com as lentes ainda são alvo de confusão. Vamos esclarecer as 10 principais dúvidas sobre o tema.

Dormir com as lentes de contato não traz riscos para os olhos.

Mito: Apesar de existirem lentes de contato com materiais modernos, que permitem boa oxigenação e nutrição da córnea, não é aconselhável dormir com as lentes de contato. Esse mau hábito aumenta o risco de lesões na córnea e o aparecimento de infecções associadas.

O Soro Fisiológico, SF 0,9%, é adequado para higiene das lentes de contato.
Mito: O soro fisiológico não possui os componentes adequados para a higiene das lentes de contato, aumentado o risco de infecções oculares. A conservação e a higiene das lentes nunca deve ser feita com soro fisiológico.

O uso de colírios lubrificantes deve ser utilizado mesmo com as lentes de contato.

Verdade: Os colírios lubrificantes, principalmente os sem conservantes, são os mais indicados para aumentar a proteção ocular. As lentes de contato prejudicam a boa lubrificação da córnea, aumentando a necessidade do uso de lagrimas artificiais.

Não é permitido maquiar usando lentes de contato.

Mito: O ideal é colocar as lentes antes da maquiagem, com boa higiene das mãos, tomando cuidado com os olhos. O mais importante é remover as lentes antes de retirar a maquiagem e não dormir com elas.

Não se deve nadar ou tomar banho com as lentes de contato.

Verdade: O contato das lentes de contato com água aumenta o risco de potenciais infecções oculares, entre elas úlcera por acantamoeba e pseudomonas. É muito importante retirar as lentes na hora do banho e em qualquer outro contato com água, como piscina e banho de mar.

O Soro Fisiológico, SF 0,9%, pode ser colocado nos olhos com as lentes.

Mito: O SF 0,9% não possui as mesmas propriedades da lágrima, não sendo útil para lubrificar o olho. Pelo contrário, aumenta o risco de infecções secundárias.

Lentes de contato coloridas aumentam o risco para os olhos.

Verdade: As lentes de contato coloridas possuem pior índice de oxigenação e nutrição para a córnea quando comparadas com as transparentes, predispondo a lesões se usadas exageradamente.

A lente de contato pode se perder dentro do olho.

Mito: As lentes de contato podem no máximo se dobrar e ficar no fundo de saco conjuntival, fora da posição esperada. Mas elas nunca entram e somem dentro dos olhos. O mais comum no início da adaptação é deixar as lentes caírem ou não saber se ainda estão nos olhos.

As lentes de contato não corrigem o astigmatismo, apenas miopia e hipermetropia.

Mito: Atualmente existem lentes de contato que corrigem todos os erros de refração, incluindo miopia, hipermetropia e astigmatismo . Aquelas que corrigem o astigmatismo são chamadas de lentes tóricas. É possível também corrigir a presbiopia (vista cansada) com lentes de contato modernas, chamadas multifocais, atuando na visão de longe e perto.

Existem lentes de contato gelatinosas de descarte diário.

Verdade: Essas lentes tem sido muito utilizadas devido a segurança e comodidade. Com elas, o paciente pode fazer uso das lentes uma única vez e descartá-las, reduzindo o risco de lesões e infecções na córnea.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente e agende uma consulta.

 

Dra Nathália Corbelli Roberti- CRM 165234
Especialista em Retina e Vítreo

Tel: (11) 94628 2250

Av. Paulista 91, conjunto 104/105. Bela Vista, São Paulo.

Você também pode gostar destes