Glaucoma, posso ficar cego?

Glaucoma, posso ficar cego?

O glaucoma é a principal causa de cegueira mundial irreversível. É uma doença do nervo óptico, que pode ser agravada pelo aumento da pressão intraocular. Pacientes com história familiar positiva, negros e maiores de 40 anos são os mais acometidos.

Se eu tiver glaucoma, o que vou sentir?

O glaucoma é assintomático nas fases iniciais, ou seja, sem o exame oftalmológico o paciente pode passar anos sem o diagnóstico correto e a doença progredir. Nas fases avançadas, ocorre perda do campo visual com comprometimento da visão periférica que pode avançar até o centro da visão e levar a cegueira.

Tenho dor nos olhos, minha pressão dos olhos está alta?

Diferente do que muitos pensam, o desconforto nos olhos dificilmente está associado ao aumento da pressão ocular, esses sintomas estão mais associados ao ressecamento ocular, blefarite, conjuntivites e lesões corneanas. O glaucoma é uma doença lentamente progressiva, indolor, com valores pressóricos que lesam o nervo óptico sem gerar sintomas.

Então o aumento da pressão nunca dói?

Não. Valores da pressão intraocular maiores que 40mmHg cursam com dor intensa nos olhos, sendo mais comuns nos quadros de glaucoma de ângulo fechado. Nesses casos, o paciente apresenta uma predisposição ao aumento súbito da pressão intraocular, evoluindo com dor ocular intensa, vermelhidão ocular, sendo necessário tratamento urgente para preservar a visão.

E como é feito o tratamento?

O tratamento inicialmente é realizado com o uso de colírios hipotensores, que abaixam a pressão do olho, a fim de proteger o nervo óptico. Mas diferente do que muitos pensam, não é apenas a pressão do olho o único fator a ser avaliado. Exames que avaliam o tamanho da escavação do nervo óptico, a documentação com foto (retinografia) e as perdas no campo visual devem ser realizados com frequência.

Em alguns casos, a pressão intraocular não é controlada apenas com o uso dos colírios, devendo-se então realizar cirurgia para o controle da mesma. A cirurgia mais comum é a Trabeculectomia (TREC).

O glaucoma tem cura? Posso voltar a enxergar?

Não, o glaucoma possui tratamento. Não é possível reverter os danos do glaucoma e melhorar a visão após a cirurgia, o objetivo é frear a doença e preservar a visão que o paciente possui.

 

Dra Nathália Corbelli Roberti- CRM 165234
Especialista em Retina e Vítreo

Tel: (11) 94628 2250

Av. Paulista 91, conjunto 104/105. Bela Vista, São Paulo.

Você também pode gostar destes