DMRI: Degeneração Macular Relacionada a Idade

DMRI: Degeneração Macular Relacionada a Idade

A DMRI é uma doença que afeta a mácula, a área da retina responsável pela visão central. Ocorre degeneração dos fotorreceptores e acúmulo de depósitos abaixo da retina, chamados de drusas.

Os principais fatores de risco são:

  1. Idade maior que 50 anos.
  2. Genética
  3. Tabagismo
  4. Exposição a luz solar
  5. HAS e obesidade

Nas fases iniciais, a DMRI não gera sintomas, podendo ser detectada através do exame oftalmológico. Com o passar do tempo, a dificuldade de visão central é percebida pelos pacientes. A DMRI pode se manifestar de duas formas:

1) Seca: forma mais comum, responde por 90% dos casos. Cursa com lesão das camadas retinianas externas, gerando uma atrofia central, denominada atrofia geográfica nos casos mais avançados. O paciente percebe uma mancha escura central que prejudica a visão.

2) Úmida ou Exsudativa: cursa com a formação de uma membrana neovascular subretiniana, ou seja, um complexo de vasos mal formados que geram o acúmulo de fluido abaixo da retina, comprometendo a anatomia e a visão central. Inicialmente, os pacientes referem baixa de visão, mancha escura central e metamorfopsia (tortuosidade dos objetos). Um bom teste para identificar a metamorfopsia, que pode ser feito em casa, é tampar um olho e observar se as linhas retas possuem alguma deformidade.

Como prevenir e tratar:

A prevenção consiste em manter uma vida saudável, com boa alimentação, evitando-se o tabagismo, a obesidade e a exposição solar. Alguns pacientes possuem indicação de usar polivitamínicos específicos, ricos em Vitamina C e E, cobre, zinco, luteína e zeaxantina, a fim de se evitar a progressão da doença.

Aqueles com a forma úmida podem ser tratados com injeções intravítreas de antiangiogênicos, os anti-VEGFs. Entre eles os principais são aflibercepte (Eylea), ranibizumabe (Lucentis)e bevacizumabe (Avastin). O tratamento com as aplicações induz a regressão das membranas neovasculares e a absorção do fluido subretiniano com a melhora da visão.

 

Dra Nathália Corbelli Roberti- CRM 165234
Especialista em Retina e Vítreo

Tel: (11) 94628 2250

Av. Paulista 91, conjunto 104/105. Bela Vista, São Paulo.

Você também pode gostar destes