A resposta é sim! O desenvolvimento da visão ocorre até os 6 anos de idade e a avaliação oftalmológica antes desse período é muito importante a fim de se descartar a presença de doenças oculares. A ambliopia é a baixa acuidade visual permanente pelo não desenvolvimento do olho e pode ser evitada se tratada antes dos 6 anos.
Todos os bebês devem ser avaliados pelo teste do olhinho ao nascimento através da presença do reflexo vermelho e da reatividade a luz. Nessa primeira avaliação já é possível descartar a presença de cicatrizes na córnea, catarata, glaucoma congênito e tumores oculares. Após isso, mesmo que a criança não apresente nenhuma alteração ocular visível, ela deve ser avaliada por um oftalmologista em uma consulta completa antes do primeiro ano de vida.
Alguns sinais e sintomas que chamam mais a atenção para a necessidade do exame oftalmológico precoce são: desvio dos olhos (estrabismo), hábito de esfregar os olhos pela criança, dificuldade de aprendizado na escola, atraso de desenvolvimento e dores de cabeça.
Os erros de refração como miopia, hipermetropia e astigmatismo também podem acometer as crianças e só serão identificados no exame oftalmológico. Um dos sinais que a criança apresenta esses defeitos é a dificuldade de aprendizado e a falta de atenção por não estar enxergando bem. Não usar os óculos nesses casos pode comprometer a visão. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia afirma que 12% das crianças nos primeiros anos escolares precisam de óculos para correções, e o mais preocupante é que 80% de todas as crianças nesta faixa etária nunca fizeram nenhuma visita ao Oftalmologista e desconhecem que precisam de óculos.
O estrabismo (desvio dos olhos) também é um sinal de que a criança irá precisar de tratamento oftalmológico precoce, podendo variar desde o uso de óculos, tampão e até mesmo cirurgia. O atraso no tratamento, geralmente também cursa com perda no desenvolvimento da visão (ambliopia).
Como as crianças informam menos, os pais precisam estar atentos ao desenvolvimento das mesmas e iniciar a avaliação oftalmológica precocemente a fim de se evitar prejuízos visuais na vida adulta.
Dra Nathália Corbelli Roberti- CRM 165234
Especialista em Retina e Vítreo
Tel: (11) 94628 2250
Av. Paulista 91, conjunto 104/105. Bela Vista, São Paulo.