Coronavírus e a saúde ocular: entendendo os riscos

Atualmente a infecção pelo novo tipo de coronavírus, o COVID-19, tem gerado muita discussão sobre as formas de transmissão, sinais e sintomas, tratamento e prevenção. A doença que teve seu primeiro caso na China, confirmado dia 31 de dezembro de 2019, vem se espalhando rapidamente pelo mundo, ganhando grande atenção da população.

Mas afinal, o coronavírus pode acometer os olhos? Quais os sintomas?

A resposta é sim. O coronavírus cursa com doença semelhante a um resfriado, e os principais sintomas são: cefaleia, febre, coriza, tosse e dificuldade respiratória. Em alguns casos, pode evoluir para formas mais graves com acometimento pulmonar, gerando pneumonia e síndrome respiratória aguda grave. Nos olhos, a doença se manifesta como conjuntivite, ou seja, o paciente irá apresentar os olhos vermelhos, sensação de corpo estranho, secreção ocular, irritação e prurido. O período de incubação varia de 2 a 14 dias.

Como me proteger e evitar a disseminação da doença?

As principais medidas de proteção contra o coronavírus são:

1. Higiene das mãos;
  2. Evitar ambientes aglomerados;
  3. Não colocar as mãos sujas nos olhos;
  4. Proteger a boca quando tossir;
  5. Evitar contato com pessoas doentes;
  6. Se já possui sintomas, usar máscaras para evitar disseminar a doença.

Qual o tratamento?

O tratamento consiste inicialmente em medidas gerais, como aumentar a ingesta de água e uso de sintomáticos para os casos de febre, cefaleia e tosse. Para a conjuntivite, o uso de compressas frias e colírios lubrificante ajudam no conforto e na melhora da superfície ocular. Até o momento, não existe colírio ou medicação oral capaz de eliminar o coronavírus, por isso medidas de suporte são tomadas até que o próprio organismo produza sua defesa. Nos casos graves que evoluem com insuficiência respiratória, o paciente precisa ser hospitalizado.

Não existem motivos para pânico, apesar da doença ser causada por um novo subtipo de vírus e estar se espalhando rapidamente, o número de casos graves e a letalidade da doença é baixa. Medidas de proteção devem sempre ser tomadas, a fim de se evitar a propagação da doença.

Ficou com alguma dúvida? Agende uma consulta e aproveite para realizar seu exame oftalmológico.

Tel: (11) 94628 2250

Av. Paulista 91, conjunto 104/105. Bela Vista, São Paulo.

Você também pode gostar destes