O primeiro passo para cuidar bem dos olhos é realizar o exame oftalmológico de rotina, que pode ser feito anualmente. O oftalmologista irá avaliar a acuidade visual, a necessidade do uso de óculos, a pressão intra ocular e a presença de doenças oculares. No dia a dia várias medidas devem ser realizadas para aumentar esse cuidado.
- O uso de colírios lubrificantes (lágrimas artificiais) mantém os olhos hidratados e com maior tolerância a ambientes secos, como aqueles com ar condicionado. O colírio mais adequado e a frequência devem sempre ser consultados ao oftalmologista.
- O hábito de coçar os olhos deve ser evitado! Além de ferir os olhos, esse hábito estimula a progressão de doenças como o ceratocone. Várias doenças podem causar prurido ocular, como blefarite, conjuntivite viral e conjuntivite alérgica. O tratamento precisa ser direcionado para alívio desse sintoma.
- O uso de dispositivos eletrônicos como computador e celular podem causar prejuízo a visão quando usados em excesso. O recomendado é que se faça intervalos entre as leituras, estimulando a visão a distância. Além disso, o uso inadequado, aumenta o ressecamento dos olhos, predispondo a doenças oculares.
- O uso de óculos de sol ou de grau de boa procedência com filtros de proteção solar ajudam a prevenir o aparecimento de doenças que variam desde a superfície ocular, como o pterígio, até a retina, nas maculopatias.
- Não fumar também é uma medida importante. Várias doenças oftalmológicas progridem rapidamente com o tabagismo. A degeneração macular relacionada a idade (DMRI) é uma delas.
- Alimentos ricos em Ômega 3, vitamina A e vitamina E são importantes para uma boa saúde ocular. Além de melhorarem a superfície ocular, através de boa lubrificação, também são importantes no ciclo visual, fornecendo substratos a retina e proteção contra a possíveis doenças.
Dra Nathália Corbelli Roberti- CRM 165234
Especialista em Retina e Vítreo
Tel: (11) 94628 2250
Av. Paulista 91, conjunto 104/105. Bela Vista, São Paulo.