Catarata: entendendo melhor...

Catarata: entendendo melhor…

O que é catarata?

A catarata é a principal causa de cegueira no mundo e ocorre pela opacificação do cristalino, a lente natural do olho. É comum o aparecimento em idosos, mas crianças e adultos também podem ser acometidos.

O envelhecimento natural do cristalino gera sua perda de transparência e consecutivamente os sintomas da catarata. Esse processo pode ser acelerado em alguns grupos de pacientes, como nos diabéticos, usuários crônicos de corticoides e naqueles com inflamações oculares recorrentes.

O que eu vou sentir quando tiver catarata?

O principal sintoma da catarata é a baixa acuidade visual, que pode ser percebida através do embaçamento difuso, da diminuição do brilho das cores, do contraste e até mesmo da perda da visão.

O diagnóstico é feito através do exame oftalmológico adequado, pois nem todas as dificuldades de enxergar são devidas a catarata. É importante descartar outras causas de baixa acuidade visual como alterações na córnea, glaucoma e doenças retinianas.

Como é feita a cirurgia? Tem muitos riscos?

O tratamento da catarata é realizado através da cirurgia de facoemulsificação, em que o cristalino é removido e substituído por uma lente intraocular. Na maioria das vezes a cirurgia é realizada com anestesia tópica, isto é, uso de colírios anestésicos acompanhado de sedação leve.

Em mãos experientes, a cirurgia apresenta baixo risco de complicações e bons resultados, com a recuperação da visão e melhora na percepção das cores e contraste.

Os dois olhos são operados juntos?

É sempre recomendado realizar os procedimentos oftalmológicos em um olho por vez, a fim de se aumentar a segurança das cirurgias. Apesar de baixo, o risco de infecções existem e por isso não se deve operar os dois olhos no mesmo tempo cirúrgico.

Quando posso voltar ao trabalho?

O tempo de recuperação cirúrgica é variável, mas já se pode perceber os resultados imediatamente após a cirurgia. É recomendável manter-se afastado do trabalho por pelo menos 7 dias e de atividades físicas intensas por 30 dias.

 

Dra Nathália Corbelli Roberti- CRM 165234
Especialista em Retina e Vítreo

Tel: (11) 94628 2250

Av. Paulista 91, conjunto 104/105. Bela Vista, São Paulo.

Você também pode gostar destes