Blefarite

Blefarite

Importante causa de irritação e desconforto nos olhos, a blefarite é mais frequente do que se imagina. A inflamação na borda das pálpebras faz com que se acumulem excesso de oleosidade na borda dos cílios e escamas parecidas com caspas, predispondo ao desenvolvimento da blefarite. A presença de infecção por estafilococos pode estar associada.

Como vou saber se tenho blefarite?

Os principais sintomas são prurido ocular, irritação, sensação de corpo estranho, ressecamento dos olhos e hiperemia. Em casos mais avançados, o ressecamento ocular e a inflamação podem progredir, gerando outras doenças associadas, como terçol, ceratite e úlcera de córnea marginal.

Então não era tudo conjuntivite?

Muitas vezes, a blefarite é confundida com conjuntivite pela semelhança dos sintomas. O diagnóstico correto é realizado através do exame oftalmológico. A blefarite não é contagiosa como as conjuntivites virais e o paciente pode manter suas atividades normais.

Tenho blefarite, o que devo fazer?

  1. O principal tratamento consiste em higienizar a borda dos cílios diariamente, removendo corretamente as maquiagens e também o excesso de oleosidade que se acumula na região. Existem diferentes produtos oftalmológicos adequados para a limpeza.
  2. O uso de compressas mornas auxiliam nessa higiene.
  3. Como a qualidade da lágrima fica prejudicada nessa doença, é importante o uso de colírios lubrificantes para alívio dos sintomas e melhora da superfície ocular.
  4. Em alguns casos, quando a inflamação ocular torna-se muito intensa, é necessário o uso de colírios ou pomadas oftalmológicas contendo antibiótico e corticoide para a melhora do quadro.
  5. O consumo de alimentos ricos em Ômega 3 melhoram a superfície das pálpebras, reduzindo a frequência dos sintomas.

A blefarite pode se tornar crônica em pacientes não tratados corretamente, predispondo ao surgimento de sintomas mais frequentes e alterações na superfície ocular que podem causar prejuízos a visão. Na presença desses sintomas oftalmológicos é importante uma avaliação com o especialista.

 

Dra Nathália Corbelli Roberti- CRM 165234
Especialista em Retina e Vítreo

Tel: (11) 94628 2250

Av. Paulista 91, conjunto 104/105. Bela Vista, São Paulo.

Você também pode gostar destes