O ambiente de trabalho pode oferecer riscos a saúde dos olhos, por isso é importante lembrar de protegê-los sempre. Daremos dicas de como melhorar a segurança dos olhos no trabalho e de como agir quando os acidentes ocorrem. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia, CBO, divulgou um vídeo de como se proteger nessas situações. (https://www.youtube.com/watch?v=eZ_Dwx7Zi94)
O uso de equipamentos de proteção (EPI) não deve ser esquecido nos diferentes ambientes de trabalho. Traumas com corpo estranho, queimaduras com produtos químicos e com solda, podem ser evitados com o uso dos óculos de proteção.
1) Queimaduras químicas: ocorrem quando algum produto químico entra em contato com os olhos, como produtos de limpeza, tinturas e colas.
O que fazer? Como medida emergencial, deve-se lavar os olhos com água abundante no momento do acidente e procurar um pronto socorro oftalmológico imediatamente. A queimadura ocular pode ocorrer em diferentes níveis e apenas o exame oftalmológico pode detectar o grau da gravidade e o tratamento adequado.
2) Queimaduras com solda: é muito comum o trabalho com solda sem o uso dos óculos de proteção. Durante o trabalho, o paciente não sente tanto desconforto, conseguindo executá-lo até o final. Mas ao fim do dia, a sensação de dor intensa nos olhos surge.
O que fazer? Como medida emergencial, o paciente deve utilizar colírios de lágrima artificial em alta frequência e procurar atendimento oftalmológico imediatamente. As queimaduras com solda cursam com ceratite grosseira e dor ocular intensa.
3) Trauma com corpo estranho: Diversos são os tamanhos dos corpos estranhos que podem atingir os olhos, causando sérios prejuízos para a visão. Motoristas de moto, marceneiros e construtores que não usam proteção adequada são frequentemente atingidos.
O que fazer? Como medida emergencial, deve-se lavar os olhos com água abundante no momento do acidente e procurar atendimento oftalmológico imediatamente. O corpo estranho pode estar aderido na córnea ou escondido abaixo da pálpebra devendo ser removido pelo oftalmologista. Nunca se deve tentar retirar em casa ou no trabalho qualquer corpo estranho aderido nos olhos, o risco de perfuração associada deve ser avaliado pelo médico, antes da tentativa de remoção.
4) Trauma contuso: traumas contusos ocorrem com colisões de objetos contra os olhos, podendo evoluir com perfuração ocular. Comum em esportes, também pode ocorrer em acidentes de trânsito, brigas e até mesmo no trabalho.
O que fazer? A medida mais indicada é proteger os olhos após o trauma e procurar atendimentos oftalmológico imediato. A presença de perfuração ocular deve ser descartada pelo oftalmologista o quanto antes. Mesmo os traumas contusos sem perfuração trazem sérios riscos para os olhos, podendo ser acompanhados de uveíte, hemorragia vítrea, commotio retinae e descolamento de retina.
A proteção é sempre a melhor opção nos acidentes oculares.
Se ainda assim você sofreu um acidente e precisa de ajuda, entre em contato com a gente. Estaremos prontos para atendê-lo.
Dra Nathália Corbelli Roberti- CRM 165234
Especialista em Retina e Vítreo
Tel: (11) 94628 2250
Av. Paulista 91, conjunto 104/105. Bela Vista, São Paulo.